Home Conheça Nossa História

Conheça Nossa História

quemsomos_historia700x400

A EPCO nasceu em 1982, idealizada pela educadora Luiza Aparecida Celli Borghi e pela psicóloga Silvana Maria Garbelotto, que eram colegas de trabalho em uma instituição de Osasco (SP). Na época, as duas se uniram para criar uma proposta pedagógica inovadora, onde professores e alunos construiriam e escolheriam, com autonomia, os temas que mais lhe interessassem. Tal conceito, conhecido por “Aprender Brincando”, foi baseado na proposta do professor Cândido de Oliveira (1918 – 1978).

O educador, que teve grande influência na formação de Luiza e Silvana, foi chefe do ensino primário do Estado de São Paulo nos anos 60, onde introduziu profundas reformas na educação. “As crianças devem ser preparadas para a realidade cotidiana”, era um de seus lemas. Para Cândido de Oliveira, o professor deveria ter maior liberdade de ação e, assim, caminhar ao lado do aluno rumo à construção do conhecimento – um modo diferente e pioneiro de encarar o papel do educador até então. Por tais razões, a escola foi batizada em sua homenagem: Escola de Educação Infantil Professor Cândido de Oliveira. E, no ano seguinte, foi uma das primeiras escolas de educação infantil da região a ser regulamentada na Secretaria de Educação do Município de Osasco (portaria de nº4959/1983-DRE).

O artista plástico Celso Calixto desenhou o símbolo da empresa, ao passo que os pais dos primeiros alunos construíram a logomarca. Nesse processo, a escola começou a ser chamada pela comunidade escolar pelas iniciais, EPCO. Uma vez que as educadoras que fundaram a escola se deram conta de que tal sigla remetia à palavra épico, ou seja, acontecimentos extraordinários e heroicos narrados por poetas, adotaram-na com convicção. Atualmente, nossa escola um espaço seguro, com profissionais capacitados, para atender crianças a partir de 1 ano e meio de idade, com turmas do Maternal ao Pré.