Home Educar é Constuir

Educar é Constuir

IMG_8208

Com pouco mais de 30 anos de experiência acumulada, pudemos perceber, no dia a dia, a relação entre prática e teoria para aprimorar com clareza e responsabilidade sua proposta pedagógica da EPCO. Para nós, educar significa construir, descobrir, vivenciar, atuar, trocar, ceder, buscar autonomia, estar junto com o grupo, respeitar outras opiniões e vencer desafios com alegria e confiança. Assim sendo, nosso currículo visa a formação crítica, criativa e autônoma da criança, ao mesmo tempo que estimula a responsabilidade e a cooperação necessárias à interação com o grupo social a que pertencem.

O trabalho pedagógico da EPCO tem como referência o sócio-construtivismo, ou seja, a criança desenvolve seu conhecimento em diversas situações de integração com o outro por meio de diferentes linguagens (corporal, musical, artística e verbal) em um ambiente acolhedor. Para tanto, as professoras da EPCO exploram, dentro e fora da classe, as experiências vividas pela criança, organizando as informações de acordo com o desenvolvimento de cada uma. O resultado disso é a transformação da aula em um espaço de investigação e curiosidade, que gera entusiasmo e descoberta, à medida que o conhecimento vai sendo compartilhado.

Vale ressaltar que, na EPCO, a criança constrói o seu conhecimento a respeito da escrita desde a classe de maternal. Como a escola oferece situações variadas para o aluno participar de forma ativa de atos de leitura e escrita, transformando a alfabetização em uma experiência contextualizada e divertida, a tendência é que ele aprenda a ler e a escrever aos 6 anos.