Home A escola

A escola

101

A EPCO se encontra em uma casa confortável, com ambientes espaçosos e arejados, que recebem muita luz solar. Como o período que coincide com a educação infantil é de grande importância para o desenvolvimento físico das crianças, privilegiamos as atividades realizadas e o tempo desfrutado em espaços abertos. A nossa área livre possui tanque de areia, playground, diversas árvores, terra para plantar e uma casinha para os jabutis (veja as fotos). Brincadeiras, leitura de histórias, dramatizações e conversas também são desenvolvidas ali.

Como sabemos, os benefícios do brincar são inúmeros nessa fase. Agilidade, equilíbrio, interação social, só para citar alguns. É por isso que, na EPCO, o direito à brincadeira é respeitado e considerado essencial ao desenvolvimento infantil.

Por último, mas não menos importante, a relação afetiva que se estabelece entre os adultos que trabalham na escola e a criança é a base que sustenta o crescimento pessoal e a aprendizagem dos pequenos.

Organização dos Grupos

Agrupamos as crianças considerando sua faixa etária e singularidades. Temos turmas no período matutino, vespertino e também recebemos crianças que necessitem permanecer na escola em período integral ou intermediário, oferecendo a elas almoço e oficinas. Os planos para período integral ou intermediário podem ser ajustados de acordo com os anseios de cada família, sendo que o número de dias por semana e horas diárias podem ser definidos de forma individualizada (exemplos: integral 1 x por semana; integral 3x por semana; intermediário das 7h30 às 14h, com almoço incluído etc.).

Os grupos são divididos da seguinte maneira:

a)  Mini-maternal: a partir de 1 ano, desde que já saiba caminhar;

b) Maternal I: crianças que completam 2 anos até o dia 30/06 do ano em vigor;

c)  Maternal II: crianças que completam 3 anos até o dia 30/06 do ano em vigor;

d)  Jardim: crianças que completam 4 anos até o dia 30/06 do ano em vigor;

e)  Pré: crianças que completam 5 anos até o dia 30/06 do ano em vigor.

Nossas instalações