Os cuidados com a higiene do recém-nascido são a principal recomendação dos pediatras aos pais e demais cuidadores. Lavar as mãos antes de pegar o bebê no colo, trocar as fraldas dele com frequência, esterilizar chupetas e mamadeiras, por exemplo, são apenas algumas das orientações que a família recebe. À medida que ele cresce, surgem outras preocupações, como a escovação dos dentinhos e a limpeza dos brinquedos, entre outras. Mas você já parou para pensar qual a importância desses gestos simples, que fazemos automaticamente, para a saúde do seu filho?

De acordo com a OMS, saúde não significa apenas ausência de doenças. Mas também abrange obem-estar físico, mental e social. A promoção de tais aspectos em prol da saúde e da qualidade de vida dependem de comportamentos individuais e coletivos – que, obviamente, devem ser ensinados às crianças desde cedo. Pois, tanto nosso corpo quanto a natureza precisam de atenção para se manterem em equilíbrio.

Entre os principais cuidados básicos com a higiene física, estão:

– Tomar banho todos os dias;

– Escovar os dentes ao levantar, antes de dormir e após as refeições;

– Lavar bem os alimentos como frutas, verduras e legumes antes de consumi-los;

– Tomar água filtrada ou fervida;

– Limpar e cortar as unhas frequentemente;

– Usar roupas e acessórios limpos, que não fiquem apertados;

– Evitar andar descalço;

– Não jogar lixo na rua.

Já a higiene mental requer alguns estímulos favoráveis ao cérebro, como ler e fazer programas culturais (cinema, teatro, museus, etc.), fazer novas amizades, dormir pelo menos 8 horas por noite e estar em contato com a natureza.

Por último, mas não menos importante, está a higiene social, isto é, do ambiente que nos cerca. Em resumo, é preciso conservar limpo o local onde circulamos, seja em casa, na escola, no trabalho e lugares públicos. Além de não jogar lixo na rua e nos rios, inclui também não deixar água parada (vasos, garrafas vazias e pneus), promover a circulação do ar em ambientes fechados deixando as janelas abertas quando possível. Assim como conservar o patrimônio público, como praças, parques e construções.  

Vale lembrar que a introdução dos hábitos de higiene ao longo da história aumentou a longevidade e a qualidade de vida de toda a humanidade. Continue praticando!